Dia 7 de junho - "meeting" com a entidade acolhedora

    Chegou a nossa vez de conhecermos os parceiros espanhóis e a entidade acolhedora - a Tribeka.

    Nestas reuniões, ficamos a par daquilo que foi feito na semana anterior e preparamos a semana de permanência na cidade e junto dos nossos alunos.

    É uma parte fundamental do nosso trabalho, enquanto professores/formadores dos cursos profissionais, já que podemos tirar partido de todas as trocas de experiências e dos novos conhecimentos que adquirimos. O mundo do ensino profissional fica mais rico, mais conhecido com este tipo de experiências, que levam os jovens a contactar com outras realidades, outros jovens de nacionalidades diferentes, formadores e até as famílias de acolhimento, que são "a sua família" durante este mês. Ser-se estudante do ensino profissional passa a ser encarado como uma escolha, porque prepara os jovens para uma vertente mais prática, não como uma saída para quem não "gosta" de estudar. 

    Já tínhamos esta perceção, porque somos professoras do Ensino Profissional há vários anos, contudo este tipo de projetos dá mais visibilidade ao que se aprende e como se aprende, numa vertente mais prática, aliando-se o aspeto de se poder fazer uma experiência profissional no estrangeiro e aliar as aprendizagens que se fazem às  performances demonstradas durante a prática, num intercâmbio que vai para além das fronteiras físicas.


As professoras: Evanina Coelho e Irene Batista

Comentários

Mensagens populares