29 de junho - A chegada dos "castrianos"

        Pelas 6 h e 15 m o autocarro apanhava o 1.º Grupo de alunos … e assim sucessivamente. Todos cumpriram os horários. Os professores foram os últimos a entrar e encontramos todos com um misto de alegria e tristeza. Deixamos a nossa marca, deixamos ali um pedacinho do nosso coração e deixamos sobretudo um mês de experiências fantásticas, com pessoas maravilhosas e famílias extraordinárias.

Quando passamos a Calle Larios, àquela hora da madrugada estava sem ninguém, apenas nós.

    No autocarro até ao aeroporto, li uma carta que a Luciana e suas colegas entregaram à mãe de Málaga “Carmen Menendez”. Um texto muito bonito, recheado de gratidão e de afetos, que não é publicado por vontade das alunas.

    O Erasmus não consiste apenas em aprendizagens e competências técnicas, profissionais, culturais. Também é, emoção, cumplicidade, respeito, criação de laços, amizades que ficam para a vida. Ficou demonstrado ao longo do mês pelo testemunho dos alunos e agora por essa missiva que ficou escrita num papel e gravada no coração de quem a escreveu e recebeu.

    O aeroporto acolheu-nos com um nascer do sol lindo!

    Despachar as malas foi tranquilo e relativamente rápido. Ninguém excedeu o limite de peso das malas de porão – apenas duas (Dário e Ruben Correia) pesavam 20,5 kg cada uma, mas não houve problema. 

    Viagem tranquila e agradável. Para alguns alunos (Vanessa, Leonor, … ) batismo de voo.

    Recolhidas as bagagens rumamos à escola no autocarro DanyBus

     Na escola fomos recebidos por uma comitiva …   Soube tão bem!

    Ao descer o autocarro, ao encontrar com os professores que nos antecederam, ao entregar os alunos às suas famílias, o sentimento foi:

“Missão cumprida”. Bem Cumprida!

Hasta luego!

António Jorge e Ilda Figueiredo





    Foi com emoção que recebemos, hoje na escola, os nossos 19 alunos e os dois professores que os acompanharam ao longo desta última semana, depois de terem voado de Málaga para o Porto, bem cedinho e de terem feito o transfer para a escola. 

    Estávamos ansiosos, professores e pais, depois de um dia stressante à espera dos resultados dos testes PCR. Os nossos jovens representaram muito bem os seus cursos, a escola, a região e o país.

    Aguardava-os a direção da escola e a equipa coordenadora, bem como os professores acompanhantes.

  Resta-nos desejar-lhes os maiores sucessos nesta etapa final de defesa da Prova de Aptidão Profissional, na realização dos exames, na entrada para a universidade ou no mundo do trabalho.

   Fazem sentido as palavras de Sebastião da Gama e de António Gedeão, depois de uma etapa extenuante antes da decisão de partir para Málaga, "Pelo sonho é que vamos" porque "sempre sempre que o homem sonha/ o mundo pula e avança/ como bola colorida/entre as mão duma criança."







        E porque somos uma equipa, uns ficaram outros partiram e regressaram...
        Aqui fica o registo da equipa toda e dos professores que estiveram em Málaga uma semana cada par.



    Até à próxima mobilidade, em Cork, na Irlanda.

    E porque a criatividade faz parte do nosso espírito e do da nossa escola, aqui fica um bocadinho da nossa Banda Desenhada que resume a experiência "castriana" em Málaga e que aparecerá no anuário.




Maria José Silva

Comentários

Mensagens populares