Dia 6 de junho - Visita Cultural das professoras Evanina Coelho e Irene Batista

     Chegadas no dia 5 de junho, já a noite ia avançada, as duas professoras que acompanham o grupo ao longo da segunda semana aproveitam para fazer uma visita de reconhecimento pela cidade que as acolhe.


    Trata-se de uma visita cultural, aproveitando o facto de os museus e espaços culturais serem gratuitos ao domingo por toda a Espanha.

     Começamos pelo Museu de Málaga, situado no centro histórico, onde é possível chegar-se facilmente, tendo como ponto de referência a única torre da catedral, ou partindo da alameda principal, mesmo junto ao porto.

     Nota-se que edifício é antigo, mas que foi magnificamente restaurado, misturando o moderno e o antigo.  Inaugurado em 1973, juntou o Museo Provincial de Bellas Artes (de 1913) e o Museo Arqueológico Provincial (de 1947). Reabriu ao público em 2016. É o quinto maior museu de Espanha e é muito interessante para quem gosta de saber sobre a evolução histórica da cidade de Málaga e região da Andaluzia, desde a pré-história, reunindo vários objetos das diferentes épocas. 






    Museo Revello de Toro situa-se igualmente no centro histórico da cidade malaguesa, na casa  onde habitou de Pedro de Mena, durante a sua permanência em Málaga. Como se pode constatar pelo nome, este  museu é dedicado ao pintor malaguês Félix Revello de Toro. Foi inaugurado em novembro de 2010 e contém uma coleção de 132 obras do artista, entre as quais inúmeras pinturas femininas pelas quais o artista é conhecido.



    O paço episcopal de Málaga, situa-se na Plaza Obispo, mesmo ao lado da catedral. Trata-se de um edifício muito apreciado pelos turistas, com com uma fachada pertencente ao barroco espanhol e onde se podem visitar exposições de arte religiosa.

      O teatro romano de Málaga está localizado no sopé da colina de Alcazaba (fortificação). Foi descoberto em 1951, após ter estado soterrado durante séculos. A sua construção data do século I e foi usado até ao século III. Mas tarde, os árabes utilizaram elementos da sua construção, como capitéis e fuste de colunas, para melhorar a Alcazaba, como suporte para os arcos em ferradura das portas que albergam o edifício. As do teatro dimensões são 31 metros de raio, 16 metros de altura e uma orquestra de 15 metros. Está, neste momento, em recuperação e é um local que merece a visita, convidando mesmo a que nos sentemos nos degraus a desfrutar do bom tempo e de um momento de pausa nas longas caminhadas que fazemos todos os dias.


    Visita a uma exposição do pintor naturalista Eugenio Chicano Navarro (nascido em Málaga a 24 de dezembro de 1935 e falecido a 19 de novembro de 2019),  na Sala Eugenio Chicano do Museu de Málaga, patente de junho a novembro de 2021



    As visitas culturais são uma forma de nos tornarmos mais ricos, de desfrutarmos de momentos de aprendizagem, mas também de relaxarmos da vida quotidiana extenuante que temos vivenciado em tempos de pandemia. E podermos entrar de novo em lugares como estes devolve-nos as sensações de liberdade e de viagem "interior" que nos levam de volta ao mundo da descoberta, despertam os nossos sentidos, alegram a nossa alma.



Comentários

Mensagens populares