8 de junho de 2021 - Visitas/formação Profissional - Residências "Rosaleda" e "Arrabal".





                                        

 É tempo de "pôr pés ao caminho" e conhecer os locais onde os nossos alunos realizam a sua formação em contexto de trabalho internacional.
    É, sem dúvida, um privilégio podermos sair de novo da escola, das nossas casas, da nossa zona de conforto e partirmos, não numa aventura, pois sabemos onde e como chegar, mas numa nova etapa das nossas vidas. 
    Para nós, e para os nossos alunos, é uma oportunidade, surgida num momento que talvez não esperássemos ser tão certo.  
    Talvez agora como nunca façam sentido as palavras de Miguel Torga, no seu poema "Viagem":


    "Aparelhei o barco da ilusão
    E reforcei a fé de marinheiro.
    Era longe o meu sonho... 

    (...)

    Mas corto as ondas sem desanimar.



    E uma vez "embarcados" nesta viagem seguimos o ritmo dos dias. Sabemos que nem tudo é perfeito, que em circunstâncias normais estaríamos mais seguros, mais soltos, teríamos talvez outras oportunidades de formação. Ainda assim, está a ser uma experiência única, uma oportunidade que os nossos alunos têm de mostrar o que valem e aprenderem novos "skills", que integrarão na sua experiência escolar e pessoal.

    Um estudante e um professor Erasmus+ trazem vivências impactantes, que podem impulsionar outros a querer ir mais além e a buscar novas "ilusões", novos rumos, sem desanimar, sempre de cabeça erguida, mesmo que o caminho tenha curvas e obstáculos, o mar tenha perigos, o céu esteja mais carregado e o horizonte pareça apenas uma miragem.










     No final deste dia, fez-se uma reunião por "Meet" entre Portugal: os professores que cá estão, os que vão partir, as que regressaram, as famílias e a Espanha, onde se encontram os nossos alunos e as professoras que os acompanham. Esta reunião online serviu para fazer um balanço das atividades, das experiências e para se saber o que vai na alma de cada um dos participantes.
    Foi, sem dúvida, um momento de rever os jovens com quem partilhamos in locu a semana anterior, as colegas que se encontram com eles, bem como os professores que partirão de seguida e as coordenadoras deste projeto (as professoras Conceição Tavares e Ilda Figueiredo, a psicóloga do SPO Dra. Catarina carvalho), que estão sempre atentas a todos os pormenores, e que são imensos, num projeto como este.


    Seguiu-se um momento de criar água na boca, porque os nossos jovens decidiram partilhar connosco as fotos do seu jantar. Mais uma prova de que estão a ser bem acolhidos, que a experiência gastronómica também faz parte de todas as vivências que contribuem para a construção do seu dia a dia e do seu futuro, pois certamente terão muito para contar. 






















Comentários

Mensagens populares