24 junho 2021 - É são João, em Portugal

Vem o Santo António
Vem o São João
Depois vem São Pedro
Para a reinação!

    Não estamos em Portugal, mas não nos esquecemos que os nossos santos populares são uma tradição nossa, bem nossa. Contudo, temos de trabalhar. Então, colocamos a mão na massa, os dedos nas teclas do computador e fazemos análise de emails, damos-lhes respostas, trabalhamos nas Direções de Turma e Curso, fazemos a preparação de conselhos de turma, damos seguimento à Formação em Contexto de Trabalho, analisamos PAP´s, devolução de manuais escolares... isto porque, o tempo não para e o trabalho em Portugal também não … mas, nós estamos em Espanha! Pois estamos, todavia os afazeres e a burocracia não nos largam e, à distância de um clique, estamos em todo o lado.

Eu sei
Que a vida tem pressa
Que tudo aconteça
Sem que a gente peça
 
Eu sei
Que o tempo não para
O tempo é coisa rara
E a gente só repara
Quando ele já passou
 
Não sei se andei depressa demais
Mas sei, que algum sorriso eu perdi
Vou pedir ao tempo que me dê mais tempo …  (Marisa)

    

    E pelas 10 horas já estamos na Tribeka para uma reunião, conversamos com os alunos e a monitora, tratamos de aspetos burocráticos. E o São João? Isso agora não interessa.`

    Às 10 horas e 30 fazemos uma visita cultural ao Museo Jorge Rando.





    Sem sermos experts em pintura, ficamos rendidos com as pinturas, as esculturas, a estrutura da exposição e as mensagens do artista:

El arte de pintar es el arte de amar.   Yo ni busco ni encuentro, yo pinto.

La pintura sin amor es solo color sin alma.

Apesar de la suciedad que nos rodea, apesar de las tinieblas quenos ahogan, apesar de todo … nacerán nuevas auroras

 

    Pelas 12 horas e 30, iniciamos a Visita Profissional à Asociación Arrabal – local de estágio dos alunos Ana Cardeal, Beatriz Ramos (nesta manhã estavam na Tribeka), Ivan, Matias, Ruben Paiva, Tomás Pinho. Nesta visita, fomos acompanhados por 5 estudantes búlgaros e os seus 2 professores. Trocamos experiências, informações, partilhamos bons momentos. Em conversa com a tutora, Cristina Alvarez, percebemos o funcionamento desta associação e o seu papel ao nível da formação profissional e reinserção social, com projetos de emprego, formação, inserção, empreendedorismo e inovação entre outros. Estes projetos têm ainda na sua génese os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.








    De tarde, contactamos com os alunos via WhatsApp e dedicamos mais um tempo ao trabalho individual: relato diário e organização de documentos, para, ao final da tarde, fazermos uma visita à famosa praia da Malagueta... jantamos no Picasso, seria bom se fosse com o Picasso, mas ele estava ocupado nas "bodegas" do António Banderas…  E como não  podia deixar de ser, lá nos veio à lembrança o São João, porque comemos sardinhas, em espetada, tão típica desta região! Uma verdadeira delícia, que nos traz à memória o nosso litoral atlântico, a família reunida, o descanso (quando chegará?), as sardinhas assadas a pingar no pão e a brisa fresca do mar a bater-nos nas faces. Aqui temos a brisa mediterrânica, ainda "caliente", embora já seja noite há algum tempo.
    Percorridos 13,4 km, 18 761 passos, volvemos aos nossos aposentos, com o luar por companheiro,  para dar descanso ao corpo.

 










"A lua já desceu sobre esta paz
E reina sobre todo este luzeiro..."

                     Carlos T. e Rui Veloso





















Comentários

Mensagens populares