22 junho 2021 - Partimos para a última semana

 

    O dia começou cedo! Eram 2 horas e 50 e deixava Mourisca do Vouga para rumar a Oliveira de Azeméis, para apanhar o nosso colega António Jorge e o táxi que nos levaria ao aeroporto do Porto. O António Jorge teve que ir puxando conversa sobre vacinas e afins, não fosse o taxista Aloísio adormecer ou desfalecer! Teria feito noitada?

    No Aeroporto, quase deserto, houve tempo para o café e o pastel de nata, iguarias tão nossas, verdadeiros símbolos nacionais, que serviram para passar o tempo, aconchegar o estômago e confortar a alma. Tínhamos acabado de deixar os nossos e partíamos com a enorme responsabilidade de representar a escola, dar continuidade ao excelente trabalho dos colegas que nos antecederam e preparar o regresso dos alunos.



    Cumpridos os requisitos de embarque, com verificação dos passageiros, de bagagens e de QR Codes de PCR avistámos a “máquina voadora” que nos iria colocar acima das nuvens e levar ao nosso destino.

    Chegados a Málaga e, enquanto procurávamos pelo nosso contacto “Tribeka”, avistamos duas figuras conhecidas: “Olha,  são o Mário e o Vítor”! Logo ali, naquele espaço internacional, sem ser combinado, se cumpriu mais uma etapa da nossa Portugalidade e se deu a passagem de testemunho. Não sem antes fazer a foto que comprova o nosso inesperado e imediato encontro!" 



    E lá fomos nós rumo aos nossos aposentos, digo “accommodation” na calle Alarcon Lujan, 8, mas agora num táxi à maneira - novinho em folha e com um taxista cheio de “pinta” ou, “salero”!!

    Após o check in, fomos tomar o pulso à cidade, fazer o reconhecimento do terreno e comprar alguns bens essenciais. Num pequeno corredor (das bolachas) do Carrefour, ouvimos novamente a língua de Camões, agora entoada por 4 dos nossos magníficos, que aproveitavam o intervalo matinal do trabalho na “ONG Infância Y Adolescência Del Sur” e se reabasteciam. Após abraço, ou melhor, cotovelada fraterna, os olhos brilharam e expressaram todas as palavras, sorrisos e emoções que as máscaras escondem, acontecendo dessa forma ocasional e parcial o primeiro “meet point”.


    16 horas – Tribeka “Welcome meeting e City Tour”. Saliente-se, “City Tour” pedeste, que faz muito bem depois de uma viagem de avião, pelos locais emblemáticos do centro de Málaga, sob o ritmo intenso da nossa anfitriã, a italiana, Diana Gardumi. Como diria a minha avó, que Deus tem, “5 reis de gente, mas com pelo na venta”, isto é, pareceu-nos uma pessoa metódica, rigorosa, atenta e sem paciência para perdas de tempo desnecessárias e futilidades. Aprecia a pontualidade, o cumprimento do programado e, não sendo exuberante nem efusiva, soube acolher com uma simpatia discreta, dando seguimento aos nossos pedidos e sugestões. 




    Málaga surpreendeu-nos pela positiva. É uma cidade espetacular, bem organizada, com uma boa rede de transportes e transportes alternativos (amigos do ambiente, claro!), limpa, calma e ao mesmo tempo agitada e viva, com pessoas simples e simpáticas. 








    Não vamos descrever todos os locais, monumentos e museus emblemáticos da cidade, porque já foram devidamente relatados pelos nossos colegas. Apenas um destaque para a “Calle Lários”, cartão de visita da cidade, e para nós via de circulação usada para os compromissos diários, onde a cada nova passagem se descobre mais um detalhe, que nos encanta pela sua beleza e que já testemunhou encontros, conversas, despedidas dos “castrianos” em cada “meet point”.




    Ainda houve tempo para o habitual contacto com os estudantes, via WhatsApp. E como a nossa aluna, Inês Silva, comemorou em terras espanholas o seu aniversário, os jovens aproveitaram as calmas águas do Mediterrâneo para dar um passeio de barco. e como se divertiram!

Professores António Jorge e Ilda Figueiredo






































Comentários

Mensagens populares