17 de junho - visita de trabalho ao IES Jesus Marin e entrevista a Diana Gardumi

     Este dia foi dedicado a visitar uma Instituição escolar no centro da cidade de Málaga, IES Politécnico Jesus Marin’ school.

    Antes da nosso visita, fomos visitar os nossos alunos que estão a desenvolver um trabalho muito interessante nas instalações da Tribeka.


Na companhia da Tutora da Agência Tribeka, Diana Gardumi, fomos recebidos pelo Vice Diretor da referida instituição escolar, que caracterizou a forma de ensinar/aprender neste estabelecimento escolar e ainda nos mostrou as instalações.


Com mais de dois mil e trezentos estudantes e um corpo de docentes de 190 professores, os alunos podem frequentar o ensino secundário obrigatório, ensino médio, secundário para adultos e bacharelato para adultos, bem como uma forma de ensino muito semelhante ao nosso ensino profissional, talvez mais completo e prático, dado que em Espanha este tipo de ensino tem vindo a ganhar cada vez mais lugar no panorama educacional do país. 

Neste estabelecimento de ensino, os cursos que oferecem encontram-se nas áreas de informática, artes, vídeo e som, eletromecânica automóvel, gestão administrativa, instalações de telecomunicações, instalações elétricas e automáticas e projetos de construção, entre outros.


Apesar das instalações do edifício escolar não serem recentes, a escola é de uma dimensão considerável. Por razões de segurança, e em tempos de pandemia, foram feitas adaptações como em Portugal. Deste modo, os alunos circulam pelos inúmeros corredores em forma de labirinto, apenas num sentido. As salas são amplas e oferecem aos alunos uma série de condições materiais para  a componente teórico-prática, de acordo com a sua área formação.


sobre o IES Jesus Marhttps://politecnicomalaga.com/


    No período da tarde, continuamos a nossa visita cultural à cidade de Málaga e estivemos em contacto com todos os nossos alunos. À medida que o tempo vai avançando, todos os alunos sentem cada vez mais os corações a apertarem com as saudades dos seus familiares e das suas rotinas diárias. São necessárias muitas conversas com eles de forma a minimizar esses efeitos, que podem ser contraproducentes. 
    Pensamos e acreditamos que a experiência está a ser fantástica para todos, mas tem de existir da parte dos professores toda a disponibilidade para conversar com os alunos e dessa forma diminuir os efeitos negativos das saudades. É para isso que estamos cá, que estamos disponíveis 24 horas por dia, compromisso que assumimos com a escola e com os alunos e seus familiares.


"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante..." Antoine de Saint-Exupéry, O Principezinho.








Comentários

Mensagens populares