15 de junho - Um dia repleto de emoção

.  

     

        O dia começa bem cedo, para aproveitar ao máximo o tempo passado em Málaga. Dessa forma, após o pequeno almoço, que tomamos por volta das 07h00, saímos em direção ao Porto Marítimo da cidade. 

Sendo Málaga uma das grandes cidades costeiras mediterrâneas de Espanha, constitui um dos maiores pontos de entrada  e saída de produtos por via marítima, existindo sempre alguma movimentação de barcos de grande porte. Desta vez, fomos brindados com um cruzeiro, sinal de que a vida vai voltando aos poucos a uma normalidade de que tanto almejamos.


No Porto Málaga, deparamo-nos com uma embarcação que nos chamou à atenção, pela mensagem ecológica que queria mostrar a todos: a importância da redução do uso do plástico. Fica aqui a mensagem para todos nós refletirmos um pouco sobre esta problemática ambiental: “Comprendre et Reduire L’ímpact du Plastique Dans L'Océan".


Porto de Málaga


Ainda dentro do Porto, visitamos o Museo Alboria Aula del Mar, onde se encontra uma exposição sobre o Cavalo Marinho (Seahorse), que nos mostra a importância desta pequena espécie no ecossistema.


    Ainda dentro do Museu, pudemos observar as embarcações usadas em Málaga para a pesca tradicional. Existe um programa local, com o objetivo de recuperar esta ancestral e muito intensa atividade.


 “Buceta” - Embarcação utilizada na pesca tradicional em Málaga.


Como tinha de ser, no final do dia assistimos ao jogo da nossa seleção, com uma espetacular vitória sobre a Hungria! No final do jogo, em jeito de comemoração e convívio, dirigimo-nos, sempre em segurança, a "Pedregalejo" para um jantar com alguns dos nossos alunos de uma iguaria local. Essa iguaria são espetadinhas de sardinha. Uma Delicia!!!!

"Pedregalejo" é um dos típicos locais de Málaga, com uma das praias mais populares. É ali que encontramos pequenos restaurantes onde se pode comer peixe frito, ou ainda as espetadas de sardinhas, que nos souberam tão bem e nos "transportaram" para os nossos santos populares. Ou não estivéssemos no mês deles! Mas também podemos passar por entre os "biznagueros", pessoas que vendem a tradicional flor "Biznaga, feita de jasmim, e que se encontram nas ruas Boqeron, Jábrega e Cenacheros, deste incrível bairro da cidade mediterrânica.


  Lugar de Pedregalejo


à mesa com as... sardinhasdepois de saírem da espetada

 Espetadinha de Sardinha



Porque nem só de trabalho ou de Futebol vivem os que por cá estão, alguns alunos foram visitar uma exposição permanente do "Museo de Málaga", onde a arte é o centro das atenções. Para além de se poder apreciar alguns exemplares dos tesouros arqueológicos da região de Málaga, desde a pré-história, estão ainda em exibição pinturas de artistas malagueses, para muitos desconhecidos, principalmente do século XIX, quando Málaga era um dos centros de arte da Espanha.


































Comentários

Mensagens populares